FILMES EDUCATIVOS


Atividade dirigida para professores da educação básica

A exibição do filme tem como objetivo reunir professores que atuam nas escolas de ensino fundamental e médio para trocar experiências, refletir sobre as condições de trabalho e as perspectivas de mudanças na educação

O filme traz a história de Daniel Lefebvre, professor e diretor de uma escola pública da pequena cidade de Hernaing, na França, em 1998. A cidade sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Os professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.
Defronta-se com situações dramáticas vividas pelas famílias das crianças que estudam na escola, como no caso de uma mãe que, de tão bêbada, acha melhor não levar os filhos para casa. Daniel entra em contato com assistentes sociais e, ao ser ignorado, no fim do dia decide levar as duas crianças à casa. Lá percebe que o chefe da família está fora da cidade, em busca de trabalho na Bélgica, e a casa está às escuras, sem aquecimento no inverno, por falta de pagamento da conta de luz.
Resistindo a todo o tipo de dificuldades da burocracia do sistema de ensino e das tentativas de manipulação das autoridades educacionais, o professor Daniel decide se contrapor ao governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população.
O diretor de Quando Tudo Começa, Bertrand Tavernier (1941), faz parte da leva de cineastas europeus comprometidos em realizar filmes políticos e sociais, que denuncia com sensibilidade e estimula a reflexão sobre os problemas impostos pelo sistema capitalista na atualidade. No filme, o diretor focaliza os efeitos das chamadas políticas neoliberais implantadas na Europa a partir da década de 1980 sobre a população pobre que frequenta a escola daquela cidade francesa.
O filme foi eleito o melhor na votação do público no Festival de San Sebastian de 1999. De dentro da escola se move entre documentário e ficção, fazendo o público vivenciar os problemas enfrentados pelos professores que a todo o momento se indagam sobre o papel da escola em um contexto de perdas dos direitos sociais, assim como se vêem cada vez mais tensionados ao desempenhar a profissão de professor. É o que se depreende de um diálogo entre uma professora mais antiga na escola e Daniel, reproduzido por Paixão (2003) :
“Há vinte anos eu tinha 45 alunos. Não nos queixávamos. Tinha 45 alunos, heim! Havia disciplina. As crianças eram pontuais e estavam sempre limpas. O que não significa que não houvesse pobreza. Hoje em dia é diferente. Tenho 30 alunos e não dou conta. Eles não só chegam atrasados, como vêm sujos. Os pais estão frequentemente em situação de desespero. São poucos os que trabalham. As crianças nem sabem mais o que é uma profissão. E pode-se dizer que só tem a mim com quem falar. [...] Se eu lhes mostrasse as crianças, o estado em que se encontram! Tão pequenas e tão frágeis. As mães não cuidam mais dos seus filhos como antes. É como se elas quisessem se livrar delas. Elas levam as crianças à escola mesmo com 40 graus de febre. Passam o dia diante da TV. À noite fazem o mesmo com eles para ficarem tranquilos. Até durante o jantar. Resultado: temos de lhes ensinar tudo! Até a dar bom-dia. Tem mais. Alguns nem sabem que podemos conversar com alguém. As palavras servem para dizer: tenho fome, tenho frio, tenho sede. É a sobrevivência.”(1)
Mesmo se passando em um contexto diferenciado do Brasil, não se pode deixar de identificar nesse depoimento da professora semelhanças com o cenário em que se encontra hoje a escola pública no Brasil e com as dificuldades do trabalho do professor. Mas, muito além da denúncia, o filme também conclama à ação quando, pela indignação do professor Daniel, se apresenta como um vigoroso protesto contra as políticas sociais implantadas na França, em plena vigência do “neoliberalismo”. Tal como naquela época, faz-se necessário hoje a ação política em torno dos problemas da escola pública, agravados pela profunda crise econômica e social do capitalismo, do sistema imperialista.

Fonte para pesquisa:
http://www.cecac.org.br/MATERIAS/quando_tudo_comeca-filme-2009_abril-1.htm

As aventuras de Sammy


As Aventuras de Sammy conta a história de uma tartaruga marinha, desde o seu nascimento em 1959 até a sua maturidade em 2009. Em uma jornada de tirar o fôlego, ele viaja pelos oceanos do mundo inteiro e testemunha as consequências do aquecimento global, assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso planeta. um filme muito interessante para passar as crianças.


O Amor é contagioso


Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Irmão urso

Este filme conta a história de Kenai, um rapaz que vive numa aldeia com seus irmãos no Canadá, que tem, sua vida mudada após receber seu tótem de urso. Ele literalmente sente como é ser um urso num mundo em que estes são visto como monstros pelos habitantes da aldeia. A história em que o filme se desenvolve é muito boa, além de ser também muito emocionante. Este filme é de animação, e de classificação livre para todas as idades.


Forrest gump

Resumo: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conheçem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.

Nenhum a menos


Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Meu mestre minha vida

Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.



Escritores da liberdade

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.


Vem dançar

Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

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