PROJETOS

PROFISSÃO...A EXPECTATIVA PARA O FUTURO

 
JUSTIFICATIVA
A maioria dos jovens brasileiros não pode se preparar muito para o futuro, pois precisa lutar pelo pão de cada dia, pela sobrevivência.
Têm que procurar gostar daquilo que fazem, já que não conseguem fazer o que gostam.
Mais de um milhão de jovens precisam começar a trabalhar todos os anos no Brasil.
Sem crescimento econômico, os empregos diminuem em vez de aumentar. Muitos jovens se tornam os maiores leitores de classificados de empregos nos jornais. Sobem e descem escadas. Colocam nomes, fazem testes e ficam esperando um chamado que não vem.
Precisam trabalhar para ajudar a família e conseguir e realizar seus sonhos de consumo. Os poucos que oferecem trabalho querem pessoas com prática. E como estes jovens vão aprender sem ter a primeira chance?
Para sobreviver, os jovens iniciantes aceitam qualquer trabalho e até participam de arrastões e assaltos.
Hoje os jovens escolhem viver mais intensamente o momento presente e curtir a vida com tudo o que ela oferece de prazer e agitação, naturalmente para quem tem o dinheiro dos pais para consumir.
Enquanto os adultos, fazem análises pessimistas e pintam o mundo de hoje com as piores cores, os jovens querem viver intensamente e se divertir.
Mas será que os jovens de hoje não sonham nem se preocupam com seu futuro? Mesmo parecendo que eles não estão nem aí, muitos se preocupam e estão inseguros. Eles estão sendo atropelados pela necessidade de escolher: um curso universitário que vai torná-los profissionais habilitados ou sem efeito, trabalho para sobreviver, ajudar suas famílias e se realizar.
A escolha de um plano de vida é um processo que acontece desde criança. Não deveria ser feito de repente. Depende muito do que queremos fazer com a nossa vida e quais os valores que vamos vivenciar e defender.
Quando a gente é criança sonha sem herói, jogador, ator, modelo, general, presidente, etc. É a fase da fantasia, do pensamento mágico.
Muitas pessoas, quando se fala em futura profissão, pensam logo em dinheiro, status, prestígio.
É necessário ressaltar que o trabalho não apenas uma ocupação do ser humano para afugentar o ócio. Trabalhar não é somente sentir-se útil, mas é a possibilidade de exercer as diversas dimensões do ser humano, como cultura e sonho.
Além de garantir a sobrevivência, o trabalho expressa a própria dignidade do ser humano, pois o identifica com o Criador.
Todos nós, educadores, devemos refletir e participar juntamente com nosso aluno e com a comunidade na busca de alternativas de apoio e de alento para aqueles que perderam seus postos de trabalho, e a escola tem um papel fundamental.
Como pólo de atração da comunidade, a escola pode oferecer informações; discutir os problemas, divulgar habilidades dos alunos e de seus pais.
Em latim, Escola quer dizer “lugar de alegria”, e é na escola que podemos modificar e transformar o nosso aluno em um bom profissional, orientando na escolha de sua atividade profissional, e alertando-o para as mudanças que ocorrerão no futuro, isso é empenhar, adotando critérios de informações sobre as diversas profissões.
Precisamos refletir sobre o que a comunidade escolar tem praticado para fortalecer em nosso aluno a idéia que o futuro é desconhecido e é partindo do presente que teremos condições de traçá-lo.
Como estamos trabalhando as questões da crise que afeta o país?
 O que todos nós, profissionais da educação, temos feito em relação à questão do desemprego que afeta os pais de nossos alunos?
O que estamos propondo e como estamos contribuindo para a mudança desse cenário?
É importante salientar que todos nós, podemos e devemos dar uma parcela de contribuição, para minimizar essa crise, pelo menos dentro da escola.
É com esse interesse que a visita à Escola Agrícola de Patrocínio, fará com que nossos alunos tenham um conhecimento mais amplo, procurando descobrir seus interesses em relação à agricultura, piscicultura e outros.


OBJETIVOS

Levando em consideração o meio em que nossos alunos vivem, devemos orientá-los a procurar algo que é do conhecimento de todos, portanto, temos como objetivos;

-       Despertar o interesse pela prática agrícola;
-       Incentivar para a pesquisa e estudo sobre o Técnico Agrícola;
-       Conhecer as vantagens e desvantagens do curso;
-       Reconhecer que a prática agrícola é um dos caminhos, pois os alunos são da zona rural;
-       Discutir os pontos negativos e positivos da prática agrícola na região.


ESTRATÉGIAS

Procuraremos realizar um trabalho interdisciplinar, onde nossos alunos terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos.
Sugerimos aqui algumas atividades:


- Português:
·         Produções de texto;
·         Paródias;
·         Poemas;
·         Interpretação de letras de músicas relacionadas à vida do campo;
·         Peças teatrais;
·         Painéis;
·         Murais, etc.


- Matemática
·         Problemas relacionando o preço de instrumentos agrícolas;
·         O que é hectare?
·         Quantidade de sementes por área.
·         Medidas, peso
·         Distribuição de sementes por área, etc.

- História, Geografia, Ciências
·         Tipos de sementes;
·         Tipos de solo;
·         Áreas próprias para plantio;
·         Época das plantações, da colheita;
·         Formas de colheita, etc.
·         A historia da agricultura de nossa região e do Brasil, etc.

 MUSICA PARA ESTUDO E REFLEXÃO 

MARVIN
TITÃS
Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro, era um grande coração
Ganhava a vida com muito suor
Mas mesmo assim não podia ser pior
Pouco dinheiro para poder pagar
Todas as contas e despesas do lar
Mas Deus quis vê-lo no chão
Com as mãos levantadas pro céu
Implorando perdão
Chorei, meu pai disse “Boa Sorte”,
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse
Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar ai fazer sofrer.
Três dias depois de morrer
Meu pai eu queria saber
Mas não botava o pé na escola
Mamãe lembrava disso a toda hora
Todo dia antes do sol sair
Eu trabalhava sem me distrair
Às vezes acho que não ai dar pé
Eu queria fugir, mas onde eu estiver
Eu sei muito bem o que ele quis dizer
Meu pai, eu me lembro, não me deixa esquecer
Ele disse
Marvin, a vida é pra valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor.
E então um dia uma forte chuva veio
E acabou com o trabalho de um ano inteiro
E aos treze anos de idade eu sentia
Todo o peso do mundo em minhas costas
Eu queria jogar, mas perdi a aposta.
Trabalhava feito um burro nos campos
Só via carne se roubasse um frango
Meu pai cuidava de toda família
Sem perceber segui a mesma trilha
Toda noite minha mãe orava
Deus, era em nome da fome que eu roubava
Dez anos passaram, cresceram meus irmãos
E os anjos levaram minha mãe pelas mãos
Chorei, meu pai disse  “Boa Sorte”,
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
Marvin, agora é só você.



CRONOGRAMA
A visita à escola acontecerá no momento propício, respeitando o calendário escolar e também de acordo com as possibilidades da Escola Agrícola.
Os alunos serão acompanhados por alguns professores, de acordo com o interesse dos alunos e a permissão dos pais.


AVALIAÇÃO
As sociedades estão evoluindo e não podemos ficar para trás. Temos que nos organizar, e procurar soluções concretas e práticas vencermos a “globalização, o avanço tecnológico”.
Precisamos lembrar sempre que o nosso papel é de fundamental importância dentro da sociedade da qual estamos inserida.
Nossa influência, nossa sugestão e orientação conta muito na formação de um bom profissional, e chegou a hora.
Chegou a hora de manifestar, de auxiliar e até de mesmo lutar contra a injustiça social.
Que caminho estamos trilhando? Estamos trabalhando e temos encontrado algum “Marvin” em nossa sala de aula? Como reagimos?
O que nos impede de instruir nossos alunos a transformar e mudar a mentalidade, as reações, as indagações referentes às profissões, aos melhores meios de vida?
 Com essa proposta de trabalho, buscaremos respostas, tentaremos levá-los a descobrirem a necessidade e a importância de se ter uma profissão, de se garantir um futuro promissor.


Somos culpados de muitos erros e muitas falhas, mas o nosso pior crime é abandonar, isolar adolescentes, desprezando a fonte da vida.

Muita coisa pode esperar...

O adolescente não pode...”
Deila Magda
Pedagoga


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