PROFISSÃO...A EXPECTATIVA PARA O FUTURO
JUSTIFICATIVA
A
maioria dos jovens brasileiros não pode se preparar muito para o futuro, pois
precisa lutar pelo pão de cada dia, pela sobrevivência.
Têm que procurar
gostar daquilo que fazem, já que não conseguem fazer o que gostam.
Mais
de um milhão de jovens precisam começar a trabalhar todos os anos no Brasil.
Sem
crescimento econômico, os empregos diminuem em vez de aumentar. Muitos jovens
se tornam os maiores leitores de classificados de empregos nos jornais. Sobem e
descem escadas. Colocam nomes, fazem testes e ficam esperando um chamado que
não vem.
Precisam
trabalhar para ajudar a família e conseguir e realizar seus sonhos de consumo.
Os poucos que oferecem trabalho querem pessoas com prática. E como estes jovens
vão aprender sem ter a primeira chance?
Para
sobreviver, os jovens iniciantes aceitam qualquer trabalho e até participam de
arrastões e assaltos.
Hoje
os jovens escolhem viver mais intensamente o momento presente e curtir a vida
com tudo o que ela oferece de prazer e agitação, naturalmente para quem tem o
dinheiro dos pais para consumir.
Enquanto
os adultos, fazem análises pessimistas e pintam o mundo de hoje com as piores
cores, os jovens querem viver intensamente e se divertir.
Mas
será que os jovens de hoje não sonham nem se preocupam com seu futuro? Mesmo
parecendo que eles não estão nem aí, muitos se preocupam e estão inseguros.
Eles estão sendo atropelados pela necessidade de escolher: um curso
universitário que vai torná-los profissionais habilitados ou sem efeito,
trabalho para sobreviver, ajudar suas famílias e se realizar.
A
escolha de um plano de vida é um processo que acontece desde criança. Não
deveria ser feito de repente. Depende muito do que queremos fazer com a nossa
vida e quais os valores que vamos vivenciar e defender.
Quando
a gente é criança sonha sem herói, jogador, ator, modelo, general, presidente,
etc. É a fase da fantasia, do pensamento mágico.
Muitas
pessoas, quando se fala em futura profissão, pensam logo em dinheiro, status,
prestígio.
É
necessário ressaltar que o trabalho não apenas uma ocupação do ser humano para
afugentar o ócio. Trabalhar não é somente sentir-se útil, mas é a possibilidade
de exercer as diversas dimensões do ser humano, como cultura e sonho.
Além
de garantir a sobrevivência, o trabalho expressa a própria dignidade do ser
humano, pois o identifica com o Criador.
Todos
nós, educadores, devemos refletir e participar juntamente com nosso aluno e com
a comunidade na busca de alternativas de apoio e de alento para aqueles que
perderam seus postos de trabalho, e a escola tem um papel fundamental.
Como
pólo de atração da comunidade, a escola pode oferecer informações; discutir os
problemas, divulgar habilidades dos alunos e de seus pais.
Em
latim, Escola quer dizer “lugar
de alegria”, e é na escola que podemos modificar e transformar o nosso
aluno em um bom profissional, orientando na escolha de sua atividade
profissional, e alertando-o para as mudanças que ocorrerão no futuro, isso é
empenhar, adotando critérios de informações sobre as diversas profissões.
Precisamos
refletir sobre o que a comunidade escolar tem praticado para fortalecer em
nosso aluno a idéia que o futuro é desconhecido e é partindo do presente que
teremos condições de traçá-lo.
Como
estamos trabalhando as questões da crise que afeta o país?
O que todos nós, profissionais da educação,
temos feito em relação à questão do desemprego que afeta os pais de nossos
alunos?
O
que estamos propondo e como estamos contribuindo para a mudança desse cenário?
É
importante salientar que todos nós, podemos e devemos dar uma parcela de
contribuição, para minimizar essa crise, pelo menos dentro da escola.
É
com esse interesse que a visita à Escola Agrícola de Patrocínio, fará com que nossos
alunos tenham um conhecimento mais amplo, procurando descobrir seus interesses
em relação à agricultura, piscicultura e outros.
OBJETIVOS
Levando em
consideração o meio em que nossos alunos vivem, devemos orientá-los a procurar
algo que é do conhecimento de todos, portanto, temos como objetivos;
- Despertar
o interesse pela prática agrícola;
- Incentivar
para a pesquisa e estudo sobre o Técnico Agrícola;
- Conhecer
as vantagens e desvantagens do curso;
- Reconhecer
que a prática agrícola é um dos caminhos, pois os alunos são da zona rural;
- Discutir
os pontos negativos e positivos da prática agrícola na região.
ESTRATÉGIAS
Procuraremos
realizar um trabalho interdisciplinar, onde nossos alunos terão a oportunidade
de demonstrar seus conhecimentos.
Sugerimos aqui
algumas atividades:
- Português:
·
Produções de texto;
·
Paródias;
·
Poemas;
·
Interpretação de letras de
músicas relacionadas à vida do campo;
·
Peças teatrais;
·
Painéis;
·
Murais, etc.
- Matemática
·
Problemas relacionando o
preço de instrumentos agrícolas;
·
O que é hectare?
·
Quantidade de sementes por
área.
·
Medidas, peso
·
Distribuição de sementes por
área, etc.
- História, Geografia, Ciências
·
Tipos de sementes;
·
Tipos de solo;
·
Áreas próprias para plantio;
·
Época das plantações, da
colheita;
·
Formas de colheita, etc.
·
A historia da agricultura de
nossa região e do Brasil, etc.
MUSICA
PARA ESTUDO E REFLEXÃO
MARVIN
TITÃS
Meu
pai não tinha educação
Ainda
me lembro, era um grande coração
Ganhava
a vida com muito suor
Mas
mesmo assim não podia ser pior
Pouco
dinheiro para poder pagar
Todas
as contas e despesas do lar
Mas
Deus quis vê-lo no chão
Com
as mãos levantadas pro céu
Implorando
perdão
Chorei,
meu pai disse “Boa Sorte”,
Com
a mão no meu ombro
Em
seu leito de morte
E
disse
Marvin,
agora é só você
E
não vai adiantar
Chorar
ai fazer sofrer.
Três
dias depois de morrer
Meu
pai eu queria saber
Mas
não botava o pé na escola
Mamãe
lembrava disso a toda hora
Todo
dia antes do sol sair
Eu
trabalhava sem me distrair
Às
vezes acho que não ai dar pé
Eu
queria fugir, mas onde eu estiver
Eu
sei muito bem o que ele quis dizer
Meu
pai, eu me lembro, não me deixa esquecer
Ele
disse
Marvin,
a vida é pra valer
Eu
fiz o meu melhor
E
o seu destino eu sei de cor.
E
então um dia uma forte chuva veio
E
acabou com o trabalho de um ano inteiro
E
aos treze anos de idade eu sentia
Todo
o peso do mundo em minhas costas
Eu
queria jogar, mas perdi a aposta.
Trabalhava
feito um burro nos campos
Só
via carne se roubasse um frango
Meu
pai cuidava de toda família
Sem
perceber segui a mesma trilha
Toda
noite minha mãe orava
Deus,
era em nome da fome que eu roubava
Dez
anos passaram, cresceram meus irmãos
E
os anjos levaram minha mãe pelas mãos
Chorei,
meu pai disse “Boa Sorte”,
Com
a mão no meu ombro
Em
seu leito de morte
Marvin,
agora é só você.
CRONOGRAMA
A
visita à escola acontecerá no momento propício, respeitando o calendário
escolar e também de acordo com as possibilidades da Escola Agrícola.
Os
alunos serão acompanhados por alguns professores, de acordo com o interesse dos
alunos e a permissão dos pais.
AVALIAÇÃO
As
sociedades estão evoluindo e não podemos ficar para trás. Temos que nos
organizar, e procurar soluções concretas e práticas vencermos a “globalização,
o avanço tecnológico”.
Precisamos
lembrar sempre que o nosso papel é de fundamental importância dentro da
sociedade da qual estamos inserida.
Nossa
influência, nossa sugestão e orientação conta muito na formação de um bom
profissional, e chegou a hora.
Chegou
a hora de manifestar, de auxiliar e até de mesmo lutar contra a injustiça
social.
Que
caminho estamos trilhando? Estamos trabalhando e temos encontrado algum
“Marvin” em nossa sala de aula? Como reagimos?
O que nos impede de
instruir nossos alunos a transformar e mudar a mentalidade, as reações, as
indagações referentes às profissões, aos melhores meios de vida?
Com essa proposta de trabalho, buscaremos
respostas, tentaremos levá-los a descobrirem a necessidade e a importância de
se ter uma profissão, de se garantir um futuro promissor.
“Somos culpados de muitos erros e muitas falhas, mas o nosso pior crime
é abandonar, isolar adolescentes, desprezando a fonte da vida.
Muita coisa pode esperar...
O adolescente não pode...”
Deila
Magda
Pedagoga
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